Oficina de colheres alentejanas

Mal Barbado

Tudo começa com a madeira

O jovem designer português André Panoias viveu e cresceu rodeado das tradições do seu Alentejo mas só quando chegou à faculdade é que começou a olhar com outros olhos para a cultura pastoral desta região, nomeadamente o trabalho em madeira que os pastores faziam informalmente, quando saiam com os seus rebanhos. Foi desta base que partiu para uma especialização na construção destes artefactos, nomeadamente colheres feitas à mão. Este workshop pretende mostrar isso mesmo, como se vai de um tronco a uma colher totalmente funcional, criada através de um processo manual que homenageia as raízes rurais do Alentejo e que utiliza madeira excedentária das oliveiras do Barrocal.

spoons
tools

Dar nova vida à tradição

A arte pastoril, principal fonte de inspiração desta actividade, é uma expressão cultural milenar. O pastor, a figura central deste tipo de artesanato, é o criador de muitos dos modelos e formas que hoje podem ser conhecidos através de actividades como este workshop - desde a colher que expressava a paixão pela mulher amada, até à forma rudimentar como se salvaguardava a saúde através das colheres provadeiras. Actualmente, por existirem menos pastores, esta expressão etnográfica está em vias de desaparecer. É por isso importante reconhecer a sua sensibilidade, mestria e simplicidade. 

André PanoiasMal Barbado

Oficina de olaria

Deixe-se inspirar por um ofício antigo de São Pedro do Corval. Hélène Falé, a ceramista que dará esta oficina, aprendeu com um dos melhores artesãos da vila.

Ver Oficina de Olaria

Oficina da ovelha ao fio

Entre em contacto com as tradições ancestrais alentejanas relacionadas com a lã culminando com o seu próprio fio feito à mão.

Ver O. da Ovelha ao Fio
O nosso website usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto utilizador. Saber mais
close cookies